Lean Canvas: o que é e como aplicar essa ferramenta na sua empresa [+ modelo grátis]

capa do material de lean canvas

O Lean Canvas é uma forma de apresentação de novos negócios, com uma ferramenta que garante mais agilidade e simplicidade na estruturação das ideias de empreendimento. Por isso, preparamos um modelo em branco para que você possa criar o seu projeto de empreendimento hoje mesmo.

Se engana quem pensa que o Lean Canvas pode ser usado apenas para quem está criando um novo negócio. Se você já tem uma marca, essa ferramenta também pode ser um grande aliado. Mas isso você irá entender melhor no decorrer do texto. Já aproveita e baixe seu material grátis.

O que é Lean Canvas?

Lean Canvas é uma ferramenta que auxilia na estruturação e na apresentação de novos negócios. Esse modelo te ajuda a tirar as ideias de empreendimento da cabeça e colocar no papel, de forma mais prática, simples e ágil.

Isso proporciona uma melhor organização dos pensamentos, tangibilizando e dando uma estrutura mais robusta para suas ideias.

Esse novo modelo possui aspectos semelhantes ao do Business Model Canvas, uma outra ferramenta desenvolvida em 2005 pelo teórico Alexander Osterwalder. Porém, o Lean Canvas é mais prático e objetivo, dando agilidade ao empreendedor.

Basicamente, a diferença é que o Lean Canvas tem foco nas soluções que a nova empresa vai trazer aos problemas dos potenciais clientes.

Como dito anteriormente, se você já tem um negócio, essa ferramenta também pode te ajudar. Através dela, é possível fazer análises profundas e abrir espaços de reflexão sobre importantes áreas da sua empresa.

Após refletir sobre cada um dos pontos, você irá conseguir observar falhas atuais e/ou pontos de melhoria para o seu negócio.

Como preencher o canvas?

O Lean Canvas conta com nove pilares, que são pontos de análise, dispostos em blocos em uma única folha de papel — afinal, seu propósito é economizar recursos e tempo. Os pilares guiam você por etapas lógicas, no qual vamos detalhar nos tópicos abaixo:

Observação: atente-se para preencher o modelo na ordem mencionada nos tópicos abaixo, porque esse fluxo tem uma razão lógica para guiar o seu raciocínio.

Problema

Descreva três problemas prioritários que o público consumidor do seu segmento pode ter e que precisam de solução. Sem isso, você não conseguirá entender a solução que o seu produto ou serviço pode oferecer para o problema/dor de um cliente.

Segmento de clientes

Defina quem são os clientes da sua empresa e como eles podem ser organizados em categorias, de acordo com seus perfis.

Se você tiver mais de um segmento, faça um Lean Canvas diferente para cada um deles. Por exemplo, se você tem dois públicos muito distintos, sendo um deles de meninos adolescentes, de 13 a 18 anos, e outro de homens acima de 50 anos, é uma boa ideia fazer um documento para cada um.

Proposta de valor única

No centro do seu Canvas está a Proposta de valor única. Descreva o principal motivo pelo qual seus clientes comprariam o seu produto, o que faz dele diferente e atrativo.

Por que seu público deveria gastar tempo e dinheiro com a solução oferecida pela sua empresa? Aproveite o momento aqui para refletir sobre o seu negócio, pense na resposta para “qual o papel e a diferença da sua empresa no mundo?”

Solução

Esse pilar talvez leve um pouco mais de tempo para ser preenchido e seja o que mais gera reflexão e entendimento sobre o seu negócio. Encontrar a solução é o mesmo que encontrar a galinha dos ovos de ouro.

Descreva aqui quais são as funcionalidades ou produtos em si oferecidos pelo seu negócio. Não é necessário detalhar cada um deles, mas sim uma ideia geral de como a proposta de valor única do tópico anterior será entregue ao público.

“Encontre essas respostas fora do escritório, conversando com seus potenciais clientes, fazendo pesquisas e entendendo melhor qual solução é a esperada pelas pessoas”. Steve Blanks – Empreendedor do Vale do Silício

Canais

Os canais são os meios pelos quais você vai atingir seu público-alvo. Eles também são úteis para te ajudar a aprender mais sobre o seu segmento e o público. Você pode listar canais gratuitos e/ou pagos que pretende usar, como redes sociais, blog, e-mail marketing e etc — qualquer meio em que seu público possa estar.

Fluxos de receita

Sem lucro nenhuma empresa sobrevive, por isso, reflita: como será o modelo da minha empresa? Haverá um período de teste grátis com assinatura posteriormente? Venda de produtos? Detalhe como o dinheiro vai entrar em seu caixa

Atente-se para ter uma gestão saudável do seu fluxo de caixa. É muito importante essa disciplina e atenção desde o início do empreendimento.

Estrutura de custos

Aqui é o momento de listar todos os custos operacionais que a empresa terá ao entrar oficialmente no mercado. É importante fazer uma estimativa de gastos fixos e variáveis — desde contas de luz e água a gastos com fornecedores e marketing digital.

💡 Dica: é de suma importância ter em mãos ferramentas que te ajudem em um melhor controle das finanças do seu negócio. Por isso, acesse a página de materiais com planilhas prontas que vão te ajudar na gestão financeira da sua empresa. Garanta essa organização desde o início do negócio!

Métricas-chave

Independentemente do tamanho ou pretensão do seu negócio, é preciso ter métricas-chave para monitorar sua performance. Por isso, nesse bloco é preciso descrever quais serão as principais ações e KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) para avaliar e garantir a retenção de consumidores, além da geração de receitas.

Vantagem injusta

O último item é também considerado um dos mais difíceis de serem preenchidos no Lean Canvas.

A vantagem injusta refere-se ao que sua empresa tem como diferencial. Ou seja, é aquilo que não pode ser copiado ou comprado por outro negócio, como, por exemplo, uma equipe dos sonhos, apoio de especialistas ou os clientes já existentes.

Pronto para criar seu modelo de Lean Canvas?

Agora, você já está pronto para começar a desenhar e estruturar o seu negócio. Acesse o modelo em branco e preencha com suas ideias.

Mantenha em mente que você talvez não acertará de primeira e precisará refinar suas ideias para testá-las, até chegar em um formato mais realista.

Mas não desista, assim seu sonho de empreender pode sair do papel! 🚀

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Perguntas frequentes

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