Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

capa da planilha de precificação de produtos

Planilha de precificação de produtos é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a registrar os valores do que é comercializado em sua empresa, a partir do cálculo dos custos e da receita. É uma planilha para calcular o preço de venda de um produto. Ferramenta fundamental para qualquer negócio pois permite clareza de resultado e agilidade no cálculo da precificação.


O que é uma planilha de precificação de produtos?

Precificação de produtos é a definição do preço de venda dos artigos que você comercializa em sua loja virtual ou física. Já a planilha de precificação de produtos, como dito anteriormente, além de ser uma planilha para calcular o preço de venda de um produto, é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a ter clareza de resultados e agilidade no processo de cálculo para precificação.

Como definir os preços? O que devo considerar? Será que vale a pena apostar em valores mais baixos que os da concorrência? Como descobrir se realmente estou alcançando o resultado esperado? 🤔

Ao contrário do que muitos empreendedores praticam, esse processo não deve ser feito apenas seguindo as tendências do mercado, mas também por meio de cálculos a partir dos custos e da receita do seu próprio negócio.

Essa é uma das principais estratégias para garantir a sustentabilidade de uma empresa. Isso porque o preço cobrado por cada mercadoria deve, ao mesmo tempo, cobrir os custos do negócio e gerar lucro para o lojista, sem deixar de ser justo para o consumidor que está comprando.

print da planilha de precificação de produtos

Por que usar uma tabela de precificação?

O preço é um fator que impacta diretamente os resultados de um negócio, assim como o lucro e o faturamento da empresa, por isso, negligenciá-lo é fatal. Tenha em mente que, não importa qual segmento você atue, o controle de caixa e das finanças da empresa no geral, é essencial para um negócio financeiramente saudável.

O que muitos empreendedores não sabem é que, uma precificação de produtos calculada de forma errada, pode custar o crescimento do negócio e até mesmo levar à falência. Segundo o Sebrae, cerca de 1040 empresas por dia chegam à falência por conta de uma má gestão financeira, por isso a importância de precificar corretamente,

Além de uma gestão saudável do negócio, ter uma tabela de precificação em mãos ajuda a otimizar as tarefas do dia a dia, ou seja, mais produtividade para você empreendedor, que terá mais tempo para focar em demandas importantes, como a própria gestão da empresa.

Além de uma planilha para calcular o preço de venda de um produto, esse documento do Excel já vem com fórmulas prontas e cálculos automatizados, o que significa menos chances de erro no controle financeiro, além de uma otimização do seu tempo para cálculos geralmente realizados manualmente.

O resultado é uma empresa com muito mais equilíbrio financeiro e, claro, maior geração de lucro por meio dos produtos ou serviços que vende.

Como precificar um produto?

Ao contrário do que muitos empreendedores praticam, a precificação de produtos não deve ser feita apenas seguindo as tendências do mercado e copiando a concorrência, pois há custos fixos e variáveis que são diferentes e particulares de cada negócio.

Por isso, antes de precificar os produtos e partir para o preenchimento da tabela de precificação, é importante combinar uma série de análises e cálculos, ponderando as despesas fixas e o faturamento da loja.

Para que a precificação seja feita de forma justa e coerente, tenha em mãos os dados abaixo para preencher a planilha corretamente:

  • SKU ou código de referência dos seus produtos;
  • Quantidade de volumes de produtos comprados;
  • Custo de aquisição da mercadoria;
  • Valor de impostos como ICMS e PIS;
  • Despesas fixas e administrativas do seu e-commerce;
  • Margem de lucro pretendida para cada produto;
  • Custos variáveis por produto: armazenagem, embalagens, comissões de venda e frete até o seu estoque.

O fato é que, quanto mais dados você tiver, mais assertiva será sua precificação. Com essas variáveis mapeadas e inseridas no preço, você garante um valor coerente para o seu produto, garantindo um preço rentável e justo, tanto para o seu negócio, quanto para o cliente.

Vale lembrar que os valores dos impostos também devem ter a sua parcela na precificação. Basicamente, tenha em mente que o lucro que vem dos produtos deve cobrir os gastos, senão fica impossível manter um fluxo de caixa saudável.

Como usar a tabela de precificação?

No material você encontra uma explicação mais completa de como preencher corretamente a tabela de precificação, inserindo as variáveis que são essenciais para o cálculo, porém aqui vai alguns spoilers:

  • Controle de produtos

É essencial, para a gestão do negócio e para o processo de precificação, ter documentado todas as mercadorias da sua loja, isso porque, te proporciona um maior controle dos produtos, auxiliando também na gestão do estoque .

Na aba de “Precificação de Produtos” da planilha, você preencherá todas as informações referentes aos itens que vende em seu e-commerce, como:

  • Liste todos os produtos da sua loja e suas respectivas quantidades em estoque
  • Insira o código de cada item e a descrição
  • Descreva o custo total de aquisição deste lote.

planilha e precificação com colunas para precificar produtos

  • Impostos e despesas variáveis

Nesta seção, é onde você insere os valores referentes a impostos, como taxas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação) por produto.

Coloque também despesas adicionais que você tem com a venda de cada unidade, como comissões, taxas de cartões, custos adicionais de embalagem, estoque e frete, por exemplo.

Nesta etapa, na coluna em azul, você verá o percentual do custo do produto que corresponde às despesas variáveis.

planilha de precificação com campos para precificar produtos

  • Preço de venda e lucro

Na última parte da aba de Precificação, basta inserir a margem de lucro que você espera ter para cada item. A planilha então calculará automaticamente os seguintes valores:

  • O custo unitário de aquisição/produção do produto;
  • O custo total do produto, considerando despesas variáveis;

planilha de precificação com campos precificação de produtos

No material, você vai perceber que a aba de markup de vendas e o preço de vendas para a margem de lucro vão ser preenchidas automaticamente após inserir os valores na terceira aba da planilha, de “Despesas Fixas e Faturamento”. Aqui é onde será inserido as despesas mensais do seu e-commerce, como gastos com funcionários, aluguel, assinaturas de softwares e entre outras.

planilha de precificação despesas mensais da empresa

Esta aba também deverá ser preenchida com o faturamento médio da sua operação, considerando o histórico. Por que ele importa? Pois é a partir dele que saberemos o percentual das suas despesas fixas – valor que influencia na taxa de markup.

planilha de precificação de produtos de despesas fixas

Outros assuntos que você verá no material:

  • Como embutir custos do produto e da operação no preço de venda?
  • Como a planilha de precificação pode auxiliar a ter clareza de resultados?
  • Quais as variáveis a se considerar para definir preços corretamente?
  • Vale a pena apostar em valores mais baixos que os da concorrência?

Basta adaptar a planilha de precificação de produtos com as informações do seu negócio e veja sua operação ganhar agilidade. Baixe Grátis!