Modelo de plano de marketing pronto e exemplos

várias imagens que compondo a capa do plano de marketing

Índice do E-book

  • 1Como fazer um planejamento?
  • 2Sumário executivo
  • 3Análise Swot
  • 4Análise de perfil do público alvo
  • 5Mix de marketing

Um problema muito comum entre empreendedores iniciantes e até mesmo os mais maduros é a dificuldade em articular ações para chegarem no resultado que almejam. Por isso, o plano de marketing pronto para e-commerce é um material fundamental na hora de criar as estratégias e tomar decisões para o seu negócio.

Esse material foi desenvolvido para ajudar empreendedores a planejar com mais segurança e assertividade os próximos passos do seu negócio, e consequentemente, alcançar o sucesso.

O que é um plano de marketing pronto?

O plano de marketing pronto é uma ferramenta de gestão que auxilia os empreendedores a terem visão de negócio e alcançarem os objetivos almejados, contribuindo para o crescimento da empresa.

Basicamente, é um template que contém planilhas, canvas e espaços de reflexão – que pode ser impresso ou usado de inspiração – para que o plano de marketing da sua loja fique ainda mais completo.

Pense no plano de marketing como um GPS, um mapa que te ajudará a detalhar e entender o passo a passo para alcançar os resultados que esperam.

Porém, de nada adianta apenas planejar e não colocar em ação. Esse, que deve ser colocado em prática e analisado diariamente pela equipe da empresa como um todo. Todo o time deve estar alinhado com o plano, tendo a visão de para onde estão caminhando e quais ações tomar para chegar lá.

O plano de marketing pode ser utilizado tanto para iniciativas de marketing offline quanto para marketing digital, o que indica que, tanto empreendedores de lojas físicas quanto de loja virtual, podem se beneficiar desse material.

Por que ter em mãos um plano de marketing pronto?

Com um modelo de plano de marketing editável em mãos, o processo de planejamento do negócio fica muito mais eficiente e intuitivo de ser feito.

Dentre as principais facilidades e benefícios do plano de marketing estão:

  • Mais segurança na tomada de decisões;
  • Economia de tempo com modelo pronto para editar com as informações do seu negócio;
  • Garantia de análises minuciosas por meio de dados e pesquisas;
  • Otimização de investimentos e menos desperdícios;
  • Melhora da comunicação interna e externa;
  • Facilitação da identificação de oportunidades e riscos para o negócio;
  • Ajuda para gerar resultados de curdo, médio e longo prazo;

Em seguida, você verá um passo a passo para executar o seu plano de marketing com sucesso. Acessando o material você encontra mais detalhes, além dos modelos prontos para preencher com as informações da sua empresa.

Confira abaixo:

1. Planejamento

Como visto acima, o planejamento é a base para as fases de implementação e avaliação de um plano de marketing. Por isso, neste primeiro estágio você terá acesso à:

  • Analise o mercado em que o seu negócio está (ou será) inserido.
  • Reveja (ou defina) o público-alvo.
  • Estude a marca e o mix de marketing.

Faça essas análises e preencha todos os aspectos de acordo com as facetas da sua empresa.

2. Sumário Executivo

Esse é o resumo do plano de marketing do seu e-commerce. De forma abrangente, define a situação atual do seu negócio. Por isso, utilize-o para organizar as principais informações e características da sua empresa e lembre-se de pensar a médio e longo prazo.

Se você está montando o seu negócio, construa o plano com base no que deseja que sua marca seja/tenha. Confira algumas dicas abaixo:

  • O que desejam alcançar?
  • O que é necessário ser modificado?
  • Tempo de atividade comercial
  • Produtos e serviços oferecidos
  • Diferencial da marca
  • Dificuldades encontradas (concorrentes, produto…)
  • Objetivo geral.

3. Análise de mercado – SWOT

Nenhuma marca sobrevive ao cenário agressivo do mercado se não tiver uma estratégia objetiva de crescimento. Por isso, esse é o momento de determinar o mercado em que o seu negócio está inserido (ou será introduzido).

Uma das melhores ferramentas para essa análise de mercado é a análise SWOT.

Ela consiste em um um modelo simples de aplicar, no qual você identifica na marca e lista: as forças e fraquezas do microambiente (fatores internos), e as oportunidades e ameaças do macroambiente (fatores externos).

4. Público-Alvo

Público-alvo é um grupo de potenciais clientes que possuem atributos em comum. Para criar (ou revisar, caso já os tenha criado anteriormente), foque em agrupar os seguintes fatores:

  • Fatores geográficos: estados, cidades e, até mesmo, bairros (se seu público-alvo for concentrado);
  • Fatores demográficos: idades, gêneros, profissões, rendas, formações familiares etc.;
  • Fatores psicológicos: objetivos, medos, frustrações etc.;
  • Fatores comportamentais: estilos de vida, hobbies, redes sociais utilizadas etc.

5. Desenvolvimento da marca

Este é um ponto importante não só para quem está abrindo um novo negócio, mas também para empresas já maduras. Afinal, é sempre necessário analisar se a marca está transmitindo ao público a imagem que deseja. Para isso, pense em aspectos como: nome, logotipo, missão, visão e valores.

6. Mix de marketing

Mix de marketing é um conjunto de quatro elementos — produto, preço, promoção e praça — que compõem as atividades de marketing e vendas de um negócio.

Esses 4Ps permitem que você, empreendedor, tenha a oportunidade de observar o seu e-commerce a partir da perspectiva do público. Assim, você consegue as variantes que despertam o desejo de compra no cliente e refletir sobre o reconhecimento de marca.

Em outras palavras, este composto do plano de marketing tem como propósito alinhar as expectativas (de como o empreendedor gostaria que o público enxergasse a empresa) com a realidade (de como o consumidor realmente vê a marca).

Preparado(a) para criar o plano de marketing pronto da sua empresa e planejar o alcance dos resultados que deseja? Baixe grátis o material e comece hoje mesmo!

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Perguntas frequentes

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