NuvemCommerce 2023: relatório anual e tendências do ecommerce

NuvemCommerce, relatório com datas do e-commerce

Índice do E-book

  • 1Dados do ecommerce: balanço do e-commerce no Brasil em 2022
  • 2Perfil do empreendedor e lojas virtuais
  • 3Taxa de conversão por segmento
  • 4Ticket médio por segmento
  • 5Estratégias para ecommerce e ferramentas mais utilizadas
  • 6Planos dos lojistas para 2023
  • 7Tendências do ecommerce

Este relatório é uma leitura obrigatória para líderes e empreendedores de e-commerce que querem se destacar em 2023. O relatório foi desenvolvido com base em uma pesquisa com 2.000 líderes e empreendedores do e-commerce.

O material foi criado pelo time da Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para lojas em expansão, em parceria com o Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce da América Latina, e a plataforma de CRM HubSpot.  Também conta com o apoio das soluções de e-commerce Kangu, Omie, Pagar.mePlugg.to.

Descubra benchmarks do e-commerce, estratégias mais usadas e outras pouco exploradas por lojas virtuais.

Dados do e-commerce no Brasil: cenário econômico desafiou lojistas

O ano de 2022 foi desafiador para líderes do e-commerce. O cenário econômico global e nacional tiveram impactos no e-commerce.

De acordo com a consultoria Nielsen IQ Ebit, 2022 trouxe uma queda de 23% no faturamento bruto do e-commerce no Brasil em relação a 2021. A boa notícia é que o Brasil deve crescer acima da média global até 2025. Espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente, segundo o Statista.

Por isso, lojas virtuais que estiverem mais preparadas têm mais chances de ter bons resultados em 2023.

Na 8ª edição do NuvemCommerce, você confere o balanço do e-commerce no Brasil em 2022, dados sobre diferentes segmentos e planos dos empreendedores para 2023.

No material, você encontra informações do mercado como:

  • Canais de venda online mais utilizados;
  • Ticket médio por segmento;
  • Taxa de conversão por segmento;
  • Perfil das lojas e líderes do e-commerce;
  • Datas comerciais mais concorridas;
  • Estratégias e ferramentas mais utilizados;
  • Tendências do ecommerce para 2023.

Tendências do e-commerce e balanço de 2022

Apesar da retração geral do mercado em 2022, as lojas virtuais participantes da nossa pesquisa cresceram. Cerca de 45% dos lojistas disseram que as vendas ficaram dentro do esperado e 26% aumentaram as vendas em relação ao ano anterior.

Entre os lojistas em expansão, com faturamento acima de R$50 mil por mês, 44% tiveram aumento nas vendas em relação a 2021.

Já em 2023, os líderes de e-commerce querem investir principalmente em capacitação e atualização, novos canais de divulgação e expansão de portfólio.

Para conferir todas as tendências do e-commerce e a pesquisa completa com empreendedores, é só baixar o estudo gratuitamente.

Perfil do empreendedor e lojas do e-commerce

Nesta edição do NuvemCommerce, também desvendamos o perfil dos profissionais à frente de lojas virtuais e seus modelos de negócio.

Quer um spoiler? Cerca de 28% dos lojistas também trabalham com lojas físicas e 37% com marketplaces, além da loja virtual. A maioria trabalha com equipes enxutas de até 5 pessoas.

Ao longo do relatório, você também conhecerá as particularidades de lojas e expansão, com faturamento acima da média e processos profissionais.

Nele, você também encontra informações como:

  • Tamanho médio de equipes lojas virtuais;
  • Média de investimento em tráfego pago;
  • Redes sociais mais usadas para tráfego orgânico e pago;
  • Maiores desafios enfrentados na gestão de e-commerce;
  • Marketplaces mais usados;
  • Canais de atendimento mais usados.

Há muito trabalho pela frente, mas sua loja pode crescer com os insights gratuitos apresentados no NuvemCommerce.

FAQ E-books

Perguntas frequentes

Onde eu consigo visualizar o e-book?

É possível visualizar pelo próprio navegador ou programas específicos para abrir arquivos .pdf

Os e-books são gratuitos?

Sim, todos os materiais disponíveis são totalmente gratuitos, sem qualquer custo.