Este relatório é uma leitura obrigatória para líderes e empreendedores de e-commerce que querem se destacar em 2023. O relatório foi desenvolvido com base em uma pesquisa com 2.000 líderes e empreendedores do e-commerce.
O material foi criado pelo time da Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para lojas em expansão, em parceria com o Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce da América Latina, e a plataforma de CRM HubSpot. Também conta com o apoio das soluções de e-commerce Kangu, Omie, Pagar.me e Plugg.to.
Descubra benchmarks do e-commerce, estratégias mais usadas e outras pouco exploradas por lojas virtuais.
Dados do e-commerce no Brasil: cenário econômico desafiou lojistas
O ano de 2022 foi desafiador para líderes do e-commerce. O cenário econômico global e nacional tiveram impactos no e-commerce.
De acordo com a consultoria Nielsen IQ Ebit, 2022 trouxe uma queda de 23% no faturamento bruto do e-commerce no Brasil em relação a 2021. A boa notícia é que o Brasil deve crescer acima da média global até 2025. Espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente, segundo o Statista.
Por isso, lojas virtuais que estiverem mais preparadas têm mais chances de ter bons resultados em 2023.
Na 8ª edição do NuvemCommerce, você confere o balanço do e-commerce no Brasil em 2022, dados sobre diferentes segmentos e planos dos empreendedores para 2023.
No material, você encontra informações do mercado como:
- Canais de venda online mais utilizados;
- Ticket médio por segmento;
- Taxa de conversão por segmento;
- Perfil das lojas e líderes do e-commerce;
- Datas comerciais mais concorridas;
- Estratégias e ferramentas mais utilizados;
- Tendências do ecommerce para 2023.
Tendências do e-commerce e balanço de 2022
Apesar da retração geral do mercado em 2022, as lojas virtuais participantes da nossa pesquisa cresceram. Cerca de 45% dos lojistas disseram que as vendas ficaram dentro do esperado e 26% aumentaram as vendas em relação ao ano anterior.
Entre os lojistas em expansão, com faturamento acima de R$50 mil por mês, 44% tiveram aumento nas vendas em relação a 2021.
Já em 2023, os líderes de e-commerce querem investir principalmente em capacitação e atualização, novos canais de divulgação e expansão de portfólio.
Para conferir todas as tendências do e-commerce e a pesquisa completa com empreendedores, é só baixar o estudo gratuitamente.
Perfil do empreendedor e lojas do e-commerce
Nesta edição do NuvemCommerce, também desvendamos o perfil dos profissionais à frente de lojas virtuais e seus modelos de negócio.
Quer um spoiler? Cerca de 28% dos lojistas também trabalham com lojas físicas e 37% com marketplaces, além da loja virtual. A maioria trabalha com equipes enxutas de até 5 pessoas.
Ao longo do relatório, você também conhecerá as particularidades de lojas e expansão, com faturamento acima da média e processos profissionais.
Nele, você também encontra informações como:
- Tamanho médio de equipes lojas virtuais;
- Média de investimento em tráfego pago;
- Redes sociais mais usadas para tráfego orgânico e pago;
- Maiores desafios enfrentados na gestão de e-commerce;
- Marketplaces mais usados;
- Canais de atendimento mais usados.
Há muito trabalho pela frente, mas sua loja pode crescer com os insights gratuitos apresentados no NuvemCommerce.