Exemplos de e-mail profissional + modelos de email editáveis

Modelo de e-mail é uma ferramenta que te ajuda a ganhar tempo, já que você não precisará escrever o e-mail do zero. Assim, fica mais rápido e fácil implementar essa estratégia de comunicação e vender mais por meio do e-mail marketing. Essa é uma estratégia muito importante para o marketing do seu negócio, ainda mais se você tem uma loja virtual.

Com exemplos de e-mail profissional e modelos de e-mail em mãos, você economiza tempo e ainda melhora sua comunicação e conexão com os potenciais clientes da sua marca, incentivando a compra de forma natural, em uma conversa fluida.

Sendo assim, fazer o uso de e-mail para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes é extremamente importante. Afinal, quando realizamos uma compra, é no e-mail que recebemos a confirmação do pedido, as informações de rastreio e pagamento, por exemplo.

Normalmente, essas comunicações acontecem por e-mail, por isso, aproveite para se relacionar com a base de consumidores da sua empresa por meio desse canal, já que eles estão ali prontos para receber informação.

Então, pensando em ajudar a implementar a estratégia de e-mail marketing na sua empresa, desenvolvemos um guia completo com mais de 12 modelos de e-mail prontos e editáveis. Você pode acessar e editar com as informações do seu negócio e começar a ver resultados positivos. Baixe grátis e para saber mais, continue a leitura. Vamos lá?

O que é um modelo de e-mail?

Modelo de e-mail é uma ferramenta estratégica para o seu negócio, uma vez que te ajuda a otimizar seu tempo, já que você não precisará escrever os e-mails do zero. Assim, fica o processo de comunicação com os clientes fica mais rápido e fácil, o que ajuda o seu negócio a vender mais!

Por anos –e até os dias atuais–diversas pessoas afirmam que o e-mail marketing morreu. Porém, esse é um grande equívoco, pois ele só ficou mais forte, já que o número de pessoas que utilizam e-mail ultrapassa o 4 bilhões.

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto McKinsey & Company, o e-mail é 40 vezes mais eficiente para conquistar novos clientes que o Facebook e o Twitter, por exemplo.

Então, podemos afirmar que, com certeza, o e-mail marketing ainda é uma das principais estratégias de marketing digital para conquistar clientes. Isso porque ele ainda é o recurso com maior potencial de nutrir leads, que são pessoas que visitam sua página na internet.

Assim, você incentiva uma recompra, da parte daqueles que já realizaram alguma transação com sua loja e também impulsiona os potenciais clientes, que nunca se relacionaram com sua marca, a confiarem e realizarem uma compra também.

Para começar, a melhor estratégia é utilizar-se de modelos de e-mail, dessa forma, você implementa o uso de e-mail marketing no seu negócio de maneira rápida e prática.

Principais tipos de exemplos de e-mail profissional

Existem diversos tipos de e-mail marketing e de modelos de email. Não é necessário escolher apenas um, mas é fundamental entender quais fazem sentido dentro da sua estratégia e em qual momento da jornada do cliente eles serão enviados.

Confira, a seguir, quais são:

Promocional

São aqueles utilizados pelas empresas para divulgar produtos físicos, digitais, serviços ou ofertas especiais. Geralmente, eles contêm um conteúdo menor, com argumentos de venda mais diretos, pois são totalmente voltados para a conversão. Resumidamente, esse formato tem a função de promover venda e, por isso, se utiliza de uma abordagem mais comercial.

Os modelos de e-mail promocional redirecionam o leitor a uma página de vendas, ou à página de um produto, por exemplo.

E-mail informativo (newsletter)

Esse é um dos modelos de e-mail mais usados pelas empresas. As newsletters nada mais são do que um e-mail de envio recorrente (podendo ser semanal, quinzenal ou mensal) de comunicações sobre um determinado assunto.

O seu principal objetivo é informar e atualizar as pessoas que se inscreveram para recebê-la, com conteúdo de qualidade e novidades sobre algum tema, como o nome mesmo já sugere.

Transacional

E-mails transacionais são muito comuns para e-commerces, pois são modelos de e-mails automáticos que são enviados depois que uma ação dentro do site é executada. Por exemplo, quando uma compra é realizada, o e-mail de confirmação do pedido, que é enviado automaticamente para a caixa de entrada, sinaliza um modelo de email transacional.

Basicamente, são mensagens que indicam algo já esperado pelo seu público, pois são informações para os usuários confirmarem um pedido, a troca de uma senha, um cadastro ou o recebimento de um material gratuito.

Geralmente, são modelos de e-mail mais simples e curtos, já que o foco é confirmar algo e não uma descoberta.

Boas-vindas

Esse modelo de e-mail é enviado para todo usuário que se cadastrar em alguma página do seu negócio – até mesmo na newsletter. Atenção para esse e-mail, pois ele é a carta de
apresentação da sua empresa, por isso, seja gentil, faça uma boa recepção e conte um pouco sobre o seu negócio.

Mas, lembre-se: esse é o primeiro contato da pessoa com a sua empresa, então nada de forçar uma venda ou usar um tom de voz comercial.

Uma dica para esse tipo de modelo de e-mail é finalizá-lo demonstrando interesse em continuar a conversa. Avise o leitor de que você irá enviar mais comunicações que podem ser do interesse dele.

Datas sazonais

Aniversário, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras datas comemorativas são oportunidades estratégicas para ativar campanhas de e-mail marketing para sua base de clientes e potenciais clientes.

Uma dica interessante é aproveitar os períodos sazonais para atrelar promoções e/ou descontos a esses e-mails, a fim de estimular a conversão e compra.

Além disso, aproveite os e-mails marketing comemorativos para usar e abusar dos elementos visuais e explorar a identidade do seu negócio.

Por fim, para criar melhores estratégias para datas sazonais, conheça o calendário comercial 2022 e prepare-se para vender mais nesses períodos.

Modelo de email de abandono de carrinho

Esse modelo de e-mail é de extrema relevância para o e-commerce e é um dos e-mails que têm mais chances de reverter em vendas, afinal, o visitante do seu site chegou muito perto de realizar uma compra e se tornar cliente, mas, por alguma razão, não finalizou a transação.

Esse é o momento de incentivá-lo a finalizar a compra, seja enviando descontos e promoções ou detalhando os benefícios do produto para que o potencial cliente se convença da compra. Uma dica também é compartilhar nesse e-mail depoimentos de clientes que já realizaram a compra desse produto específico, isso pode ajudá-lo a decidir.

Como utilizar os modelos de e-mail?

Utilizar os exemplos de e-mail profissional é muito simples, afinal são templates prontos que ajudam a economizar tempo – e dinheiro – não precisando produzir do zero sua estratégia de e-mail marketing.

Ao acessar gratuitamente o material que desenvolvemos, você irá se deparar com um guia em PDF, onde você encontra uma explicação detalhada dos tipos de e-mails e ainda visualiza exemplos de e-mail profissional para cada tipo de e-mail marketing.

Além disso, você terá acesso a um documento com mais de 12 templates de modelos de email editáveis. Ou seja, basta copiar o texto, colar na sua ferramenta de disparo e editar com as informações da sua empresa.

Não perca tempo, baixe já os modelos de e-mail e dê início à sua estratégia de e-mail marketing hoje mesmo!

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