Modelo de DRE: modelos, exemplos + planilha de DRE [Excel Grátis]

capa do modelo de DRE para e-commerces

O modelo DRE é um documento pré-configurado, desenvolvido para facilitar o controle de operações financeiras em um negócio. É uma planilha DRE em excel, que auxilia no monitoramento das finanças e determinações legais da empresa. Acesse modelo grátis!


O relatório DRE é uma importante ferramenta para um bom monitoramento e gestão da saúde financeira de um negócio. Por isso, é de suma importância que todo empreendedor tenha familiaridade com esse documento.

O modelo de DRE funciona como um relatório que compila os principais indicadores financeiros da organização, fornecendo dados valiosos para tomar decisões estratégicas com base em dados, promovendo o crescimento do negócio.

O que é DRE e para que serve?

DRE é a sigla de “Demonstração do Resultado do Exercício”, um documento muito importante que mostra o balanço financeiro de uma empresa. Ele considera todas as operações monetárias em um determinado período de tempo para revelar se o negócio teve lucro ou prejuízo.

É importante que o lojista saiba o que é DRE, pois esse demonstrativo contábil precisa ser feito uma vez ao ano, mas é possível realizá-lo mais vezes para garantir um acompanhamento próximo e efetivo dos resultados da empresa.

De acordo com a Lei nº 11.638, de 27 de dezembro de 2007, as empresas precisam, obrigatoriamente, emitir a Demonstração do Resultado do Exercício. No entanto, o modelo tende a variar conforme o porte da empresa e a complexidade da operação.

Como fazer DRE?

Agora que você sabe o que é DRE e para que serve uma planilha DRE, é importante entender como fazer esse documento. Basicamente a estrutura DRE deve conter as seguintes informações:

  • Receita Bruta;
  • (-) Deduções e Abatimentos;
  • (=) Receita Líquida;
  • (-) CPV (Custo de Produtos Vendidos) ou CMV (Custos de Mercadorias Vendidas);
  • (=) Lucro Bruto;
  • (-) Despesas com Vendas;
  • (-) Despesas Administrativas;
  • (-) Despesas Financeiras;
  • (=) Resultado Antes IRPJ CSLL;
  • (-) Provisões IRPJ E CSLL;
  • (=) Resultado Líquido.

Você encontra a explicação de cada etapa dessa estrutura dre acessando o material do modelo de DRE.

Você encontra a explicação de cada etapa dessa estrutura e muito mais, acessando o material do DRE excel, com um modelo pronto e editável do relatório DRE, basta adicionar as informações da sua empresa. Acesse gratuitamente!

O que é um modelo DRE?

O relatório de DRE é um documento padronizado, desenvolvido para facilitar o controle das operações financeiras do negócio. Devido à robustez da estrutura e do documento, muitas empresas optam por fazer o lançamento dos dados em um modelo de DRE, geralmente uma planilha DRE.

Embora a estrutura do relatório DRE possa sofrer alterações de acordo com as especificidades da empresa, ele contempla as principais informações exigidas pela lei.

Com um modelo pré-configurado de planilha DRE, pequenos e médios empreendedores conseguem monitorar os números da organização, realizar o balanço financeiro e, principalmente, manter a empresa dentro das determinações legais.

Por que usar o modelo de DRE?

Todo empreendedor, independente do negócio, precisa ter em mãos um modelo de DRE simples, pois ele agiliza e organiza o processo de lançamento de dados, além de possibilitar uma visão realista sobre a lucratividade da loja, auxiliando em tomadas de decisões estratégicas para o negócio.

Desenvolvemos uma planilha DRE e nela você encontra:

  • Link de acesso ao modelo de DRE simples mensal e anual;
  • Principais conceitos do DRE do relatório DRE;
  • Tutorial para uso da planilha DRE;
  • Calculadora de receita, lucro bruto, lucro líquido e margem de lucro líquida (DRE excel).

Qual é a diferença entre o relatório DRE e o fluxo de caixa?

Por mais que a demonstração de fluxo de caixa e o relatório de DRE sejam semelhantes, já que ambos mostram a entrada e saída de dinheiro da loja, eles apenas contém informações parecidas, mas servem a propósitos distintos. Ambas as visões são complementares e dão perspectivas diferentes para o seu controle financeiro.

Com a visão de fluxo de caixa, é possível acompanhar exatamente o dinheiro que entra e sai da empresa. Essa abordagem leva em consideração quando as receitas serão recebidas e quando os custos e despesas serão pagos. Assim, evita que você se perca entre os rendimentos das vendas e as contas a pagar.

Porém, apenas com a visão de fluxo de caixa, não é possível medir o resultado macro da loja e saber se ela é rentável o suficiente para continuar crescendo.

Por isso que, com o relatório de DRE, você consegue visualizar se a estrutura de custos da sua empresa é sustentável e responder às seguintes perguntas:

  • A empresa gera lucro o suficiente para continuar pagando os custos, impostos e outras despesas?
  • Ela gera receita líquida o suficiente para aumentar o investimento nos meses seguintes e expandir o negócio?

Como usar o DRE Excel?

A melhor forma de gerar o DRE é por meio de uma planilha no Excel, para facilitar a visualização e realizar cálculos automáticos. Agora que você já sabe sobre as vantagens de fazer o DRE, é hora de colocar a mão na massa.

Criamos duas planilhas DRE para o seu controle financeiro e criação do relatório DRE. Uma é destinada ao controle mensal e outra para controle anual, para que você possa comparar os resultados da sua loja de um ano para o outro.

Ao acessar a planilha de DRE você irá encontrar uma aba exemplo, com dados fictícios para que você tome como modelo.

print da imagem de modelo dre

Passo a passo para contabilizar o DRE no Excel:

  1. Insira a receita de vendas da sua empresa: Neste campo você deve inserir o valor das receitas obtidas com a venda de produtos, mercadorias e/ou prestação de serviços.

print da planilha dre

      2. Insira no relatório DRE o valor das deduções relacionadas às vendas: aqui, você deve informar despesas com devoluções                             (considerando o custo da venda e logística reversa), descontos e impostos sobre as vendas, com o ICMS. O valor dessas despesas aparecerá                 na linha  “Deduções de receita Bruta”.

Fique tranquilo(a) caso esta etapa tenha te causado confusão, ao acessar o material você encontra o passo a passo detalhado para utilizar o modelo de DRE simples para a gestão do seu negócio.

print do modelo de dre

       3. Preencha o custo direto de vendas (CMV)

Neste campo, você deve preencher o custo de mercadoria vendida, o famoso “Custo de Mercadoria Vendida” (CMV). Se você apenas revende o produto de fornecedores, insira o seu CMV.

💡Dica: É muito importante fazer a gestão do custo de mercadoria vendida usando uma Planilha de Cálculo de CMV. Você pode acessar essa ferramenta gratuitamente, clique aqui e faça o download!

print da planilha DRE

        4. Insira no relatório DRE as despesas administrativas da sua empresa

O próximo passo (e um dos mais importantes) é listar as despesas fixas e variáveis que mantêm uma loja virtual funcionando, como as listadas no exemplo abaixo.

print da imagem planilha de dre excel

        5. Insira suas despesas financeiras

Aqui, você deve inserir todas as despesas com bancos, cartões de créditos e boletos, além de eventuais juros e multas.

print da planilha de DRE. abas de despesas líquidas

Lucro Operacional

Após preencher os dados acima, a planilha irá calcular automaticamente o valor do lucro operacional, isto é, o lucro antes de considerarmos os impostos gerais. Você também verá na planilha a sua margem de lucro operacional.

Quando a margem de lucro é baseada em dados reais do seu negócio, fica muito mais fácil gerir o negócio, não é mesmo?

print da planilha de DRE margem lucro operacional

        6. Insira o valor dos impostos

Você deve inserir o valor do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) compatível com o regime tributário da sua loja virtual.

        7. Confira os resultados do seu negócio!

Nas últimas quatro linhas da planilha, você poderá comparar as receitas e despesas da sua loja virtual no período analisado. Também chegará ao valor do lucro líquido e ao percentual da margem de lucro líquida em relação à sua receita total.

Especialistas estimam que o ideal é trabalhar com pelo menos 20% de margem de lucro líquida para garantir a sustentabilidade do negócio.

print de modelo de dre com receita líquida e despesas

Pronto para fazer sua gestão financeira com o modelo de DRE?

Viu como fazer o balanço financeiro de uma empresa não é nenhum bicho de sete cabeças? Com uma loja virtual isso não é diferente. Com o modelo em mãos, fica muito fácil fazer o relatório de DRE.

Contudo, lembre-se de conferir os dados e prestar muita atenção na hora de preencher a planilha DRE. Afinal, qualquer erro no momento do preenchimento pode prejudicar o seu balanço e levar a uma análise que não condiz com o contexto real da loja virtual.

Esperamos que este modelo de DRE te ajude a gerir o fluxo de caixa e a planejar o futuro do seu negócio.

Para se aprofundar mais no assunto e fazer uma gestão estratégica da saúde financeira do seu negócio, dentro do material você encontra outros conteúdos para te ajudar a aprofundar os conhecimentos. Baixe já a planilha DRE grátis!

FAQ E-books

Perguntas frequentes

Onde eu consigo visualizar o e-book?

É possível visualizar pelo próprio navegador ou programas específicos para abrir arquivos .pdf

Os e-books são gratuitos?

Sim, todos os materiais disponíveis são totalmente gratuitos, sem qualquer custo.