O modelo DRE é um documento pré-configurado, desenvolvido para facilitar o controle de operações financeiras em um negócio. É uma planilha DRE em excel, que auxilia no monitoramento das finanças e determinações legais da empresa. Acesse modelo grátis!
O relatório DRE é uma importante ferramenta para um bom monitoramento e gestão da saúde financeira de um negócio. Por isso, é de suma importância que todo empreendedor tenha familiaridade com esse documento.
O modelo de DRE funciona como um relatório que compila os principais indicadores financeiros da organização, fornecendo dados valiosos para tomar decisões estratégicas com base em dados, promovendo o crescimento do negócio.
O que é DRE e para que serve?
DRE é a sigla de “Demonstração do Resultado do Exercício”, um documento muito importante que mostra o balanço financeiro de uma empresa. Ele considera todas as operações monetárias em um determinado período de tempo para revelar se o negócio teve lucro ou prejuízo.
É importante que o lojista saiba o que é DRE, pois esse demonstrativo contábil precisa ser feito uma vez ao ano, mas é possível realizá-lo mais vezes para garantir um acompanhamento próximo e efetivo dos resultados da empresa.
De acordo com a Lei nº 11.638, de 27 de dezembro de 2007, as empresas precisam, obrigatoriamente, emitir a Demonstração do Resultado do Exercício. No entanto, o modelo tende a variar conforme o porte da empresa e a complexidade da operação.
Como fazer DRE?
Agora que você sabe o que é DRE e para que serve uma planilha DRE, é importante entender como fazer esse documento. Basicamente a estrutura DRE deve conter as seguintes informações:
- Receita Bruta;
- (-) Deduções e Abatimentos;
- (=) Receita Líquida;
- (-) CPV (Custo de Produtos Vendidos) ou CMV (Custos de Mercadorias Vendidas);
- (=) Lucro Bruto;
- (-) Despesas com Vendas;
- (-) Despesas Administrativas;
- (-) Despesas Financeiras;
- (=) Resultado Antes IRPJ CSLL;
- (-) Provisões IRPJ E CSLL;
- (=) Resultado Líquido.
Você encontra a explicação de cada etapa dessa estrutura dre acessando o material do modelo de DRE.
Você encontra a explicação de cada etapa dessa estrutura e muito mais, acessando o material do DRE excel, com um modelo pronto e editável do relatório DRE, basta adicionar as informações da sua empresa. Acesse gratuitamente!
O que é um modelo DRE?
O relatório de DRE é um documento padronizado, desenvolvido para facilitar o controle das operações financeiras do negócio. Devido à robustez da estrutura e do documento, muitas empresas optam por fazer o lançamento dos dados em um modelo de DRE, geralmente uma planilha DRE.
Embora a estrutura do relatório DRE possa sofrer alterações de acordo com as especificidades da empresa, ele contempla as principais informações exigidas pela lei.
Com um modelo pré-configurado de planilha DRE, pequenos e médios empreendedores conseguem monitorar os números da organização, realizar o balanço financeiro e, principalmente, manter a empresa dentro das determinações legais.
Por que usar o modelo de DRE?
Todo empreendedor, independente do negócio, precisa ter em mãos um modelo de DRE simples, pois ele agiliza e organiza o processo de lançamento de dados, além de possibilitar uma visão realista sobre a lucratividade da loja, auxiliando em tomadas de decisões estratégicas para o negócio.
Desenvolvemos uma planilha DRE e nela você encontra:
- Link de acesso ao modelo de DRE simples mensal e anual;
- Principais conceitos do DRE do relatório DRE;
- Tutorial para uso da planilha DRE;
- Calculadora de receita, lucro bruto, lucro líquido e margem de lucro líquida (DRE excel).
Qual é a diferença entre o relatório DRE e o fluxo de caixa?
Por mais que a demonstração de fluxo de caixa e o relatório de DRE sejam semelhantes, já que ambos mostram a entrada e saída de dinheiro da loja, eles apenas contém informações parecidas, mas servem a propósitos distintos. Ambas as visões são complementares e dão perspectivas diferentes para o seu controle financeiro.
Com a visão de fluxo de caixa, é possível acompanhar exatamente o dinheiro que entra e sai da empresa. Essa abordagem leva em consideração quando as receitas serão recebidas e quando os custos e despesas serão pagos. Assim, evita que você se perca entre os rendimentos das vendas e as contas a pagar.
Porém, apenas com a visão de fluxo de caixa, não é possível medir o resultado macro da loja e saber se ela é rentável o suficiente para continuar crescendo.
Por isso que, com o relatório de DRE, você consegue visualizar se a estrutura de custos da sua empresa é sustentável e responder às seguintes perguntas:
- A empresa gera lucro o suficiente para continuar pagando os custos, impostos e outras despesas?
- Ela gera receita líquida o suficiente para aumentar o investimento nos meses seguintes e expandir o negócio?
Como usar o DRE Excel?
A melhor forma de gerar o DRE é por meio de uma planilha no Excel, para facilitar a visualização e realizar cálculos automáticos. Agora que você já sabe sobre as vantagens de fazer o DRE, é hora de colocar a mão na massa.
Criamos duas planilhas DRE para o seu controle financeiro e criação do relatório DRE. Uma é destinada ao controle mensal e outra para controle anual, para que você possa comparar os resultados da sua loja de um ano para o outro.
Ao acessar a planilha de DRE você irá encontrar uma aba exemplo, com dados fictícios para que você tome como modelo.
Passo a passo para contabilizar o DRE no Excel:
- Insira a receita de vendas da sua empresa: Neste campo você deve inserir o valor das receitas obtidas com a venda de produtos, mercadorias e/ou prestação de serviços.
2. Insira no relatório DRE o valor das deduções relacionadas às vendas: aqui, você deve informar despesas com devoluções (considerando o custo da venda e logística reversa), descontos e impostos sobre as vendas, com o ICMS. O valor dessas despesas aparecerá na linha “Deduções de receita Bruta”.
Fique tranquilo(a) caso esta etapa tenha te causado confusão, ao acessar o material você encontra o passo a passo detalhado para utilizar o modelo de DRE simples para a gestão do seu negócio.
3. Preencha o custo direto de vendas (CMV)
Neste campo, você deve preencher o custo de mercadoria vendida, o famoso “Custo de Mercadoria Vendida” (CMV). Se você apenas revende o produto de fornecedores, insira o seu CMV.
💡Dica: É muito importante fazer a gestão do custo de mercadoria vendida usando uma Planilha de Cálculo de CMV. Você pode acessar essa ferramenta gratuitamente, clique aqui e faça o download!
4. Insira no relatório DRE as despesas administrativas da sua empresa
O próximo passo (e um dos mais importantes) é listar as despesas fixas e variáveis que mantêm uma loja virtual funcionando, como as listadas no exemplo abaixo.
5. Insira suas despesas financeiras
Aqui, você deve inserir todas as despesas com bancos, cartões de créditos e boletos, além de eventuais juros e multas.
Lucro Operacional
Após preencher os dados acima, a planilha irá calcular automaticamente o valor do lucro operacional, isto é, o lucro antes de considerarmos os impostos gerais. Você também verá na planilha a sua margem de lucro operacional.
Quando a margem de lucro é baseada em dados reais do seu negócio, fica muito mais fácil gerir o negócio, não é mesmo?
6. Insira o valor dos impostos
Você deve inserir o valor do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) compatível com o regime tributário da sua loja virtual.
7. Confira os resultados do seu negócio!
Nas últimas quatro linhas da planilha, você poderá comparar as receitas e despesas da sua loja virtual no período analisado. Também chegará ao valor do lucro líquido e ao percentual da margem de lucro líquida em relação à sua receita total.
Especialistas estimam que o ideal é trabalhar com pelo menos 20% de margem de lucro líquida para garantir a sustentabilidade do negócio.
Pronto para fazer sua gestão financeira com o modelo de DRE?
Viu como fazer o balanço financeiro de uma empresa não é nenhum bicho de sete cabeças? Com uma loja virtual isso não é diferente. Com o modelo em mãos, fica muito fácil fazer o relatório de DRE.
Contudo, lembre-se de conferir os dados e prestar muita atenção na hora de preencher a planilha DRE. Afinal, qualquer erro no momento do preenchimento pode prejudicar o seu balanço e levar a uma análise que não condiz com o contexto real da loja virtual.
Esperamos que este modelo de DRE te ajude a gerir o fluxo de caixa e a planejar o futuro do seu negócio.
Para se aprofundar mais no assunto e fazer uma gestão estratégica da saúde financeira do seu negócio, dentro do material você encontra outros conteúdos para te ajudar a aprofundar os conhecimentos. Baixe já a planilha DRE grátis!