Calendário comercial 2022: datas comemorativas e dicas para vender mais

imagem da capa do calendário comercial 2022 para lojas virtuais

Índice do E-book

  • 1Datas importantes para o ecommerce
  • 2Feriados nacionais e facultativos
  • 3Dicas de ações de marketing e engajamento com o público

Ter em mãos um calendário comercial auxilia na hora de definir estratégias anuais para a empresa. Aproveitando a sazonalidade, é possível conquistar mais clientes e aumentar as vendas em sua loja, seja ela física ou virtual.

Para te ajudar a se programar e garantir que nenhuma data comemorativa passe despercebida pelo seu negócio, acesse o calendário comercial 2022. Esse é um calendário que destaca os principais eventos do ano, além de estratégias de marketing para aplicar.

O que são as datas comemorativas para o e-commerce e por que utilizá-las para vender mais?

As datas comemorativas são momentos ao longo do ano onde há um aumento no volume de vendas, tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais. Isso acontece porque essas são datas que despertam uma maior intenção de compra nos consumidores.

Basicamente, nesses períodos, as pessoas consomem com um “propósito real de compra”, seja para presentear alguém ou para aproveitar ações promocionais realizadas pelas empresas nessas datas.

Os altos e baixos no volume de vendas ao longo do ano são um grande desafio para todo negócio, seja ele físico ou online. Por isso, aproveitar as datas comemorativas é uma grande oportunidade de vender o ano todo!

Vantagens do calendário comercial para lojas físicas ou virtuais:

Ter um calendário comercial em mãos possibilita:

  • Antecipar ações promocionais e de marketing, podendo já deixá-las programadas, possibilitando foco em outras demandas durante o período;
  • Programar e antever possíveis problemas de logísticos;
  • Alcance da sua marca para novos públicos. Por exemplo, se sua loja aproveitar o dia do rock para realizar uma ação promocional ou de marketing, estará atraindo um público específico que se sente representado nesta data;
  • Antever a produção de conteúdos para as datas comemorativas e ações de interação com os consumidores nas redes sociais, aumentando o engajamento do público com a sua marca.

Como utilizar as datas comerciais para vender mais?

Quando falamos de datas comerciais, automaticamente algumas ocasiões importantes nos vêm à mente, como Dia das Mães, Páscoa, Black Friday e Natal. Porém essas são apenas algumas das datas que podem ser aproveitadas.

Como é detalhado no material, ao longo do ano temos mais de 50 datas importantes, que podem ser aproveitadas com ações promocionais e de marketing.

Por meio delas, você pode encontrar boas oportunidades de gerar vendas com um planejamento baseado no calendário do e-commerce em 2022.

Ao longo do material você encontrará dicas e estratégias de marketing para atrair clientes e vender mais durante as datas comemorativas.

Aqui vai alguns exemplos que você pode encontrar no material:

Ações promocionais

  • Descontos por quantidade/progressivo: o objetivo é incentivar a compra de mais produtos;
  • Pontos de fidelidade: funciona como uma espécie de programa de fidelidade, motivando a compra através do acúmulo de pontos;
  • Desconto no segundo item: aqui, o consumidor ganha uma porcentagem de desconto na compra do segundo produto.

Ações de engajamento com o público

  • Série de posts sobre o tema: no caso de datas como Dia da Consciência Negra, Dia do Orgulho LGBTQIA+ e entre várias outras, é possível realizar série de posts nas redes sociais educando o público sobre o tema;
  • Posts e enquetes de interação: essa dica vale para quase todas as datas comemorativas, pois o engajamento com o público deve acontecer durante todo o ano, porém você tem um tema específico no qual pode conversar com os consumidores e incentivar a interação;
  • Sorteios: no caso do Dia dos Namorados, por exemplo, é uma ótima data para realizar sorteios de presentes para casal. O engajamento pode ser alto, até mesmo por se tratar de duas pessoas compartilhando e participando do sorteio.

Resumindo, o calendário comercial é uma ferramenta indispensável na hora de criar estratégias e planejar o próximo ano de lojas físicas e virtuais. Então, não perca tempo e baixe o seu grátis agora mesmo!

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Perguntas frequentes

Onde eu consigo visualizar o e-book?

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Sim, todos os materiais disponíveis são totalmente gratuitos, sem qualquer custo.