Checklist para lançamento de produto de sucesso: passo a passo

mulher com saia e roupa preta com notebook na mão vendo checklist de lançamento de produtos

Fazer lançamento de um produto é uma atividade que pode ser frustrante se não houver clareza do passo a passo envolvido. Se você não tiver um planejamento definido, contendo todas as etapas do processo de lançamento de um produto no mercado, poderá perder tempo e dinheiro.

Pense no seguinte cenário: você passou dias preparando uma festa, encomendou os comes e bebes, planejou e preparou toda a decoração e formalizou todos os convites aos convidados, mas quando chega no dia ninguém aparece. Frustrante, né?

Essa pode ser a realidade do seu lançamento de produto se não tiver clareza de todas as etapas a serem seguidas para um lançamento de sucesso. Por isso, pensando em te ajudar, compilamos as dicas de grandes empreendedores do mercado e desenvolvemos um checklist completo para lançamento de produto de sucesso.

Para acessá-lo, basta clicar no botão e baixar o material gratuitamente. Isso mesmo, o checklist de lançamento de produto é 100% grátis. Continue a leitura desse conteúdo para entender mais sobre o tema e saber o que você irá encontrar no material! 📝

Quais as etapas de um lançamento de produto?

É preciso ter em mente que um lançamento de produto consiste em três etapas principais: o pré lançamento, durante e o pós lançamento. É preciso ter atenção em todos esses períodos para conseguir garantir a efetividade da estratégia.

Independente do que você esteja lançando, é de suma importância que o planejamento aconteça bem antes da data do lançamento do produto de fato. É preciso toda uma organização para conseguir acompanhar e fazer ajustes necessários ao longo da estratégia.

Na etapa de pré lançamento de produto é onde será realizada alguns passos importantes de estudo e pesquisa, que basicamente dão insumos para que o empreendedor conheça o mercado em que está lançando e principalmente o seu público.

Uma ferramenta de análise utilizada nesta primeira etapa é a do estudo de viabilidade. Antes de fazer o lançamento de um produto é preciso saber se existe demanda e se a mercadoria consegue atender às expectativas do mercado consumidor. A realização de um estudo de viabilidade pode ser um dos investimentos mais importantes que você irá fazer na comercialização do seu novo produto.

Além de entender a viabilidade do seu produto no mercado é importante entender a concorrência para o produto que você deseja lançar. Para isso, investigue o máximo de marcas do mesmo segmento e nicho, que vendem produtos semelhantes ao seu.

Primeiramente, defina quem é a concorrência e quais marcas irá analisar. Após isso, determine seu método de pesquisa e aqui recomendamos utilizar-se de uma MATRIZ SWOT, uma excelente ferramenta para essa análise.

Existem algumas etapas mais aprofundadas a serem seguidas no momento do pré lançamento que garantem mais efetividade da estratégia. Para entender melhor o passo a passo a ser seguido nessas etapas, acesse o checklist de lançamento de produto completo e tenha em mãos o passo a passo para um lançamento de sucesso!

Veja abaixo algumas das etapas que você encontra detalhadas no checklist:

  • Proposta de valor;
  • Estudo de público-alvo e persona;
  • Definição de metas (KPIs);
  • Cronograma de lançamento;
  • Plano de marketing;
  • Teste do produto e da estratégia de lançamento;
  • Criação de descrição de produto perfeita.

Quais estratégias seguir durante o lançamento do produto?

Agora que você já concluiu o passo a passo da importante etapa de pré-lançamento do produto, está na hora de lidar com o segundo estágio, com uma duração um pouco menor que a primeira, está na hora da verdade e de fato lançar no mercado o seu produto.

A palavra da vez dessa etapa é: conteúdo. Ao acessar o checklist de lançamento de produto você entenderá que no passo anterior é onde você já irá iniciar a produção de conteúdo, principalmente nas redes sociais, para fomentar a curiosidade e “aquecer” a audiência para o lançamento.

Porém, tenha em mente que durante todo o processo — antes, durante e depois do lançamento — é importante constantemente produzir conteúdos de qualidade e de valor para o seu público. Assim, você aumenta o engajamento deles com a sua marca e o valor que eles têm pela sua empresa, criando uma conexão mais humana durante a jornada de compra.

Abaixo, detalhamos algumas estratégias para apoiar o seu lançamento enquanto ele acontece:

Produza conteúdos que geram engajamento

Constantemente publique conteúdos que engaje o seu público com sua marca. Dentro das redes sociais você pode se utilizar de caixas de perguntas e interação. Produza conteúdos que mostram o benefício do produto que está sendo lançado, vídeos que demonstrem o uso ou que mostram os detalhes do produto podem ser uma boa estratégia. Crie conteúdos de engajamento e que ajudem o consumidor a se imaginar utilizando a mercadoria.

💡Dica: caso você não tenha familiaridade com design, baixe grátis os templates editáveis de posts para Feed e Stories do Instagram.

Social Listening

Fique atento aos comentários e dúvidas do seu público, lembre-se que o produto é novidade no mercado, então, possivelmente eles podem ter uma certa resistência à compra por terem dúvidas, mostre-se disponível para ajudá-los.

Uma excelente estratégia é produzir conteúdo com base nas dúvidas que está recebendo do seu público, isso ajuda outros a sanarem as objeções e ainda te faz gerar conteúdo relevante.

O momento do lançamento de um produto é uma das etapas onde você e sua equipe mais precisam estar atento às redes sociais, para colher feedbacks e sanar dúvidas pertinentes, esteja presente, responda — rápido — seus potenciais consumidores e interaja com eles, construindo uma conexão mais humana.

Disparo de e-mails

Essa é uma estratégia que pode ser usada tanto no pré, durante, quanto no pós lançamento do seu produto no mercado.

Uma ótima maneira de gerar curiosidade antes do lançamento do seu produto é usar da estratégia de e-mail marketing. Através de e-mails semanais você envia informações exclusivas sobre o produto, gerando curiosidade e atraindo a atenção do público para a data em que será lançado. Essa parte é chamada de aquecimento pré lançamento.

Durante o lançamento, você pode enviar e-mails com condições especiais e continuar a se relacionar com eles. Uma excelente estratégia de e-mails durante o lançamento do produto é se utilizar de gatilhos de escassez e urgência, contando-lhes os dias que faltam para que o lançamento e as condições especiais acabem.

💡Dica: Para entender mais sobre a estratégia de e-mail marketing clique aqui e acesse um guia completo.

Divulgação com influenciadores digitais

Pensando em atrair mais atenção e divulgação para o seu lançamento, uma boa ideia é utilizar de colaboração com influenciadores digitais. Você pode entrar em contato com nano ou micro influenciadores para que eles compartilhem em seus perfis conteúdos que gerem curiosidade para o seu lançamento, atraindo visitantes para seu site ou mais inscritos para sua base de contatos.

Quando o lançamento do produto estiver acontecendo, é estratégico enviar a mercadoria para a caixa postal dos influenciadores escolhidos, assim eles conseguem fazer um review e dar feedbacks, além de atrair a atenção para sua nova mercadoria.

Lembre-se sempre de escolher influenciadores que combinem com sua marca e que se comuniquem com o seu público, assim você consegue utilizar o poder de influência deles para atrair a audiência com perfil de consumidor para sua marca, é muito mais efetivo!

Os influenciadores podem ajudar a impulsionar sua estratégia de lançamento e aumentar a aderência da mercadoria no mercado.

Planos e condições especiais para os primeiros consumidores

É normal que com o lançamento de um produto novo no mercado os potenciais clientes fiquem com “receio” da compra, afinal eles seriam os primeiros a consumirem. Por isso, uma excelente forma de incentivá-los e tranquilizarem quanto à qualidade, é concedendo o tão querido desconto.

Porém, não coloque essa informação disponível para todo mundo que entrar no seu site ou nas redes sociais. Uma boa estratégia é na etapa de pré lançamento, construir uma lista de contatos interessados na novidade e dar-lhes essa condição especial, afinal é importante que os potenciais consumidores se sintam especiais com esse desconto.

Você pode também conceder esse desconto apenas para seus atuais clientes, incentivando-os ao consumo desse novo produto lançado no mercado, afinal eles já conhecem sua marca e já confiam na sua empresa, a probabilidade de recompra é grande.

Sorteios nas redes sociais

Ainda seguindo a mesma linha de raciocínio dos planos e condições especiais, o sorteio é uma ótima oportunidade de fomentar novos seguidores para as redes da sua marca e potenciais clientes para o seu produto.

Você pode incluir nas regras do sorteio para que o potencial cliente dê um feedback sobre o produto, isso irá aumentar a credibilidade do seu produto novo no mercado para com outros consumidores.

Se ainda não se convenceu da estratégia de sorteio saiba que uma pesquisa promovida pela Tailwind revelou que oferecer prêmios ou produtos no Instagram tem 64 vezes mais comentários em uma publicação do que em outros tipos de conteúdo, além de 3,5% mais curtidas.

💡Dica: baixe grátis modelos prontos de banners de sorteio para lojas virtuais e Instagram

O que é o checklist de lançamento de produto?

O checklist de lançamento de produto como o próprio nome já diz é uma ferramenta que auxilia no passo a passo de um lançamento de nova mercadoria no mercado. Existem diversas etapas que tangem um lançamento e com um checklist em mãos você garante que não irá deixar passar nenhum passo importante a ser seguido.

Essa é uma ferramenta gratuita para te guiar nesse tão importante processo de lançar um novo produto. Além do checklist, no material você encontra explicações, exemplos e materiais complementares a cada etapa, tudo isso para te munir do máximo de informação necessária para um lançamento de produto de sucesso.

Por isso, baixe grátis a checklist de lançamento de produto e já comece a planejar o seu!

Resumo do passo a passo para lançamento de produto:

Agora você já tem conhecimento e uma ferramenta excelente em mãos para conseguir se guiar durante as etapas de lançamento do produto. Acreditamos que um empreendedor informado é um empreendedor capacitado, por isso é importante seguir nossas dicas.

Para relembrar, confira o resumo:

  1. Estudo de viabilidade e pesquisa de mercado;
  2. Estudo de público-alvo e persona;
  3. Desenvolvimento de proposta de valor;
  4. Definição de metas (KPIs);
  5. Cronograma de lançamento;
  6. Plano de marketing – estratégias;
  7. Planos e condições especiais para os primeiros consumidores;
  8. Teste seu produto e a estratégia de lançamento;
  9. Crie a descrição do produto perfeita;
  10. Avalie os resultados e otimize a estratégia.
FAQ Checklists

Perguntas frequentes

Onde eu consigo visualizar as checklists?

Você pode visualizar em qualquer programa ou app que tenha suporte a arquivos .xls ou .csv como o Google Sheeets por exemplo.

Qual a importância de utilizar checklists?

Utilizar checklists te ajuda a manter um controle e organização do objetivo que você quer alcançar.