Checklist de otimização de conversão [+ 60 ideias de CRO para lojas virtuais]

mulher com tablet na mão com a checklist de otimização de conversão e sorrindo para a camera

CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization, ou otimização de conversão, em português. É um conjunto de práticas voltadas para aumentar a conversão em determinadas páginas sem, necessariamente, atrair mais visitantes.


Várias estratégias precisam ser colocadas em prática para que uma loja virtual tenha sucesso nas vendas. Entre elas, talvez a otimização de conversão seja a mais importante, por aumentar consideravelmente as chances de transformar o visitante em cliente.

As pessoas que acessam seu e-commerce tendem a passar por todas as etapas do funil de vendas até a finalização da compra. Portanto, para medir a razão entre a quantidade de visitantes de uma loja e as vendas finalizadas, utiliza-se CVR (Conversion Rate, ou taxa de conversão, em português).

Quer aumentar o número de clientes da sua loja virtual? Então veja como colocar em prática a otimização de conversão e potencialize seus resultados!

O que é otimização de conversão?

Otimização de conversão, também conhecida pela sigla CRO (Conversion Rate Optimization), é um conjunto de práticas que tem como propósito aprimorar a performance da loja virtual para aumentar a retenção dos usuários que navegam dentro do site.

A otimização da taxa de conversão foca em ampliar o número de clientes e não, necessariamente, a quantidade de visitas. Isso quer dizer que você não precisa investir mais dinheiro em uma ou outra ação, mas sim melhorar o que já está sendo feito para transformar visitantes em clientes.

As ações de CRO podem ser empregadas em diferentes momentos da jornada do cliente, seja na página de produtos, na home, no carrinho etc. Independentemente do local de aplicação, o objetivo deve ser o mesmo: melhorar a performance da página.

Por que investir em otimização de conversão?

Realizar a otimização de conversão é a forma mais rápida e econômica de aproveitar ao máximo o número de visitantes gerados no site e, com isso, aumentar as vendas da sua loja virtual.

Com uma boa estratégia, é possível se destacar da concorrência e sair na frente sem aumentar o custo por aquisição de cliente (CAC). Você terá sempre um site atrativo, diferenciado e — mais importante — capaz de gerar receita para a empresa.

Para que a otimização de conversão dê certo, contudo, é necessário saber ao certo todos os custos das suas estratégias para atrair e converter clientes e fazer uma série de testes com o intuito de entender o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Podemos listar outros benefícios da otimização de conversão:

  • Aumenta o ticket médio;
  • Economizar tempo e dinheiro;
  • Potencializar a autoridade da marca;
  • Melhorar os resultados sem aumentar o trabalho;
  • Aumenta o número de leads que se tornaram clientes.

Como calcular o CRO?

Para entender se sua estratégia de otimização da conversão está surtindo efeito e trazendo os resultados desejados, é necessário:

Contabilizar o número de visitantes no seu site durante o período que se deseja analisar;
Calcular quantos desses visitantes seguiram o seu direcionamento (como inserir os dados em um formulário — conhecido como landing page —, recuperar um carrinho abandonado, levar um produto extra etc.)

Caso a sua página tenha recebido 100 visitas e, desse número, 10 pessoas seguiram a sua sugestão, então a taxa de conversão foi de 10%.

Como fazer a otimização de conversão de uma loja virtual?

Uma parte considerável dos usuários tende a abandonar os sites que visitam sem tomar nenhuma ação. Isso é frustrante para qualquer empreendedor, pois de nada adianta investir em levar tráfego para o seu site se, quando chegam lá, os visitantes não navegam por ele. É perda de tempo e dinheiro!

Há diversas iniciativas de otimizações que podem ser feitas em um site para que a taxa de conversão aumente, desde testes A/B — quando duas versões de um mesmo arquivo ou texto são avaliadas para saber qual tem melhor performance —, otimizações de texto e layout, campanhas, entre outras.

Pensando nisso, desenvolvemos esta checklist para ajudar empreendedores em busca de melhor performance.
Com ela, você descobrirá mais de 60 ações possíveis de otimização no seu site que vão melhorar as taxas de conversão – desde a página inicial até o checkout!

O que você vai encontrar no material:

  • Checklist geral de otimização de conversão;
  • 60 exemplos práticos de CRO para e-commerce;
  • Ideias de otimização para diversas páginas — inicial, de categorias, produtos e checkout.
FAQ Checklists

Perguntas frequentes

Onde eu consigo visualizar as checklists?

Você pode visualizar em qualquer programa ou app que tenha suporte a arquivos .xls ou .csv como o Google Sheeets por exemplo.

Qual a importância de utilizar checklists?

Utilizar checklists te ajuda a manter um controle e organização do objetivo que você quer alcançar.